Paciente: gênero masculino
Causa: atropelamento
Trauma: face lado D e clavícula lado D (tratada de maneira conservadora), cursando com fraturas em ambas regiões anatômicas, onde o complexo zigomático-orbitário, por estar muito afundado, necessitou ser reconstruído.
Procedimento: dois acessos sendo um sub-palpebral e o outro intra-oral, o osso zigomático foi reduzido com gancho de Barros, fixado com uma placa orbitária de 1.5mm em rebordo infra-orbitário e duas placas retas de 1.5mm pilar zigomático e parede anterior do seio maxilar.
Tempo: cirurgia realizada 24 horas após o trauma
Reconstrução em 3D: afundamento de osso zigomático do lado D
Fragmentos da fratura, onde os maiores são mantidos e os menores removidos.
Fratura em rebordo infra-orbitário, extendendo-se para o assoalho de órbita.
Traço de fratura, assoalho de órbita
Redução e fixação de pilar zigomático e parede anterior do seio maxilar. Observar o feixe vásculo-nervoso (nervo infra-orbitário) emergindo do forame infra-orbitário.
De acordo com o caso apresentado, concluo falando a respeito da importância da correta intervenção cirúrgica do modo mais adequado e mais propicio para cada ocasião, buscando sempre o acesso menos invasivo para o paciente, aumentando ainda mais as chances de um resultado satisfatório, outro ponto de importante consideração, é o conhecimento anatômico da região afetada, como por exemplo plexos nervosos ou sanguíneos presentes.
Minha filha, VOCE É O MEU ORGULHO! Presente de Deus na minha vida...sou muito feliz por ser sua mãe! Beijão princesa linda.
ResponderExcluirto pasando por tudo isso
ResponderExcluire n to com medo?
minha equipe são boas.