Visto que a sutura trata-se de um dos procedimentos de maior importância em uma cirurgia tanto no trans como no pós-operatório, citarei algumas características ideias do fio de sutura para cavidades contaminadas:
Fonte: www.drmarlovinicius.blogspot.com
- Ter cor (ponto fundamental para adequada visualização)
- Força tensil (multifilamentado)
- Pouca "memória" (deformação e dificuldade no momento do nó)
- Pouca ou nenhuma reação tissular (sintético - biológico)
- Pouco absorvente (reter resíduos)
Fonte: www.bucomaxilofacial.blogspot.com
Analisando a literatura, li que em principio qualquer fio "Gastrointestinal" serve para a cavidade oral, optando-se pela seda preta e com base o Poliproprileno e Poliglatina 910.
Os fios sintéticos são melhores que os biológicos porque eles tem melhor reação tissular, boa força tensil e pouco absorventes de modo que não retém placa, como desvantagens desses fios dizemos que eles exigem um nó cirúrgico com 3 voltas, tem alta "memória" e pela composição tendem a formar úlceras.
Espero ter esclarecido umas coisas! =)
Blog desenvolvido especialmente para interessados em CTBMF. Este blog abrange avanços modernos, não somente no campo da cirurgia maxilofacial, mas também, um trabalho multidisciplinante, com estudos de grandes especialistas, visto que, o trabalho em equipe é essencial no tratamento de fraturas complexas para se conseguir um resultado bom. Eu recomendo com carinho este blog para todos aqueles cujos interesses estão voltados para este complexo e estimulante campo da cirurgia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário