Nesta postagem, mostrarei um caso clínico obtido através da Revista de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial - Camaragibe/PE, onde mostra o caso de uma paciente portadora de uma recidiva de assimetria facial devido à falha no diagnóstico e ao tratamento da hiperplasia condilar, de modo que leva em consideração a importância da articulação temporomandibular na cirurgia ortognática.
A mesma relatou que aos 14 anos foi submetida a uma cirurgia de osteotomia de corpo de mandíbula para correção de laterognatia, de modo que dois anos após a realização da cirurgia, ela percebeu que a recidiva do desvio mandibular já era evidente, desapontada com o resultado da cirurgia, a mesma procurou acompanhamento de um profissional Ortodontista, de modo que esse tratamento foi acompanhado por 8 anos, apresentando instabilidade devido ao constante crescimento mandibular, sendo portanto reencaminhada è Cirurgia Bucomaxilofacial.
Ao exame clínico, percebeu-se uma assimetria facial associada à Laterognatia para o lado esquerdo, abertura bucal limitada e estalido na ATM esquerda.
Tratamento consistiu em uma descompensação e preparo ortodôntico dos arcos dentários, condilectomia do lado direito além de reposicionamento e ancoragem bilateral dos discos articulares, seguindo de uma osteotomia de Le Fort I para correção da deformidade dentofacial residual.
Fonte: Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.10 no.1 Camaragibe jan./mar. 2010
Ao fim do caso observado, podemos concluir que existe uma íntima relação entre os transtornos da ATM e deformidades dentofaciais onde é de suma importância o correto diagnóstico para que seja escolhido o modo de tratamento mais adequado afim de obter-se resultados satisfatórios e estáveis em longo prazo de modo que não haja reicidiva precoce, de modo que o paciente que for submetido a uma cirurgia ortognática deve passar por uma avaliação minuciosa de sua ATM.
Até a próxima!
Blog desenvolvido especialmente para interessados em CTBMF. Este blog abrange avanços modernos, não somente no campo da cirurgia maxilofacial, mas também, um trabalho multidisciplinante, com estudos de grandes especialistas, visto que, o trabalho em equipe é essencial no tratamento de fraturas complexas para se conseguir um resultado bom. Eu recomendo com carinho este blog para todos aqueles cujos interesses estão voltados para este complexo e estimulante campo da cirurgia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário