A luxação da articulação temporomandibular ocorre quando o côndilo mandibular move-se para fora da cavidade glenoide e permanece travado anteriormente à eminência articular, sendo sua ocorrência repetitiva, no caso de ser recidivante, geralmente associada a hipermobilidade mandibular e à inclinação da eminência articular1-3.
Existem diferentes formas de tratamento efetivo para luxação recidivante da ATM, destacando-se a eminectomia4 e colocação de anteparo à eminência articular.
Neste caso, serão discutidas as formas de tratamento para essa patologia assim como será relatado complicação decorrida da colocação de miniplaca na eminência articular.
Paciente, L. A. M. M., sexo feminino, com 18 anos de idade procurou o Departamento de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Recife-PE, queixando-se de luxação da ATM. Ao exame radiográfico panorâmico, observou-se uma eminência articular curta (Figura 1A). Através do acesso pré-auricular, foi colocada uma placa de titânio 2.0 mm na eminência articular. No pós-operatório imediato, a máxima abertura bucal foi de 30 mm. Após 32 meses, a paciente retorna ao Departamento, queixando-se de luxação da ATM direita. Ao exame radiográfico, observou-se a fratura da placa (Figura 1B). Através de um acesso pré-auricular, foi realizada a remoção das placas nas ATM direita e esquerda e realizada a eminectomia (Figuras 1C, D e E). A paciente encontra-se com 24 meses de pós-operatório sem queixas.
Fonte: Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.10 no.1 Camaragibe jan./mar. 2010
Blog desenvolvido especialmente para interessados em CTBMF. Este blog abrange avanços modernos, não somente no campo da cirurgia maxilofacial, mas também, um trabalho multidisciplinante, com estudos de grandes especialistas, visto que, o trabalho em equipe é essencial no tratamento de fraturas complexas para se conseguir um resultado bom. Eu recomendo com carinho este blog para todos aqueles cujos interesses estão voltados para este complexo e estimulante campo da cirurgia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário