quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Uso de malha de titânio no tratamento de fraturas de assoalho de órbita: relato de caso

Relato de caso:

* Paciente J.B. , 33 anos
* Sexo feminino
* Apresentou-se no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Vicentino de Ponta Grossa-PR
* Causa: Politraumatismo em face e membros superiores e inferiores há 3 anos, devido a acidente automobilístico.
*Tratamento: A cirurgia inicial foi realizada na cidade onde sofreu o acidente.
* Obs.: A paciente queixava-se de visão dupla (diplopia) e amortecimento na região zigomática esquerda. Ao exame clínico, verificou-se enoftalmia, perda da mobilidade do globo ocular e defeito estético importante devido à perda de substância do corpo do osso zigomático.


Com a solicitação de exames radiográficos, foi comprovada a fratura do assolho orbitário do lado esquerdo, de modo que optou-se pela reconstrução do assoalho orbitário com tela de titânio, o acesso cirúrgico foi feito infraorbitalmente para obtenção de um maior campo de trabalho.



A tela de titânio foi fixada ao rebordo infra-orbitário com parafusos de 2.0mm de diâmetro. Os planos profundos foram suturados com foi reabsorvível (poliglactina 910 4-0) e na derme se utilizou sutura intradérmica com fio não reabsorvível (nylon 5-0) . Feito um acompanhamento após um ano de pós-operatório e a paciente não apresentou qualquer sinal ou sintoma de fratura orbitária.



 Fonte: Rev.Odonto - São Paulo/2010 -  Innovations Implant Journal


De acordo com o caso apresentado, mostra a efetividade do uso da placa de titânio no tratamento de fraturas blow out, como vantagens temos: disponibilidade imediata, dispensa um segundo sítio cirúrgico, facilmente modelável, podendo ser adaptada e fixada em tempo reduzido, e ainda, rigidez adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário