quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Expansão maxilar

A expansão maxilar cirurgicamente assistida pode ser realizada sob anestesia local com sedação, sendo , de acordo com a literatura, um procedimento invasivo e que ocasiona traumas para o paciente, de modo que o Prof.Joaquim de Almeida Dutra sempre indica que seja realizada sob anestesia geral. As osteotomias são até aceitáveis, porém, o grande porblema é o uso de cinzéis e martelo que são utilizados na linha média no processo pterigódeo do osso esfenóideo. O Prof. Joaquim relatou ainda, que conversando com uma paciente que foi submetida a este tipo de procedimento, a mesma disse que seu desconforto maisr veio por causa do uso do cinzel e do martelo e que sempre lembra das marteladas.

Mordida cruzada posterior bilateral e atresia maxilar impossibilitando adequado posicionamento dos caninos superiores no arco dentário.

Osteotomia tipo Le Fort I em lado esquerdo realizada com serra reciprocante.


 Osteotomia tipo Le Fort I em lado direito realizada com serra reciprocante.

Motor elétrico (seta vermelha) e cilindro de nitrogênio (seta verde).

 Serra reciprocante utilizada na osteotomia Le Fort I movida pelo nitrogênio.

Osteotomia Le Fort I.


 O distrator de Hyrax foi acionado (seta verde)  e diastema conseguido (seta vermelha), no final da cirurgia o aparelho é desativado, restando apenas 04 voltas (1 mm).

 Interferência em pilar zigomático após ativação do Hyrax que foi removida com broca 702.

 Após o período de latência (01 semana), o paciente foi orientado a ativar 01 volta pela manhã e 01 pela noite.

Fonte: http://www.bucomaxilofacialdabahia.blogspot.com/   - Prof. Joaquim Dutra


Este caso clínico foi cedido pelo Professor Joaquim, parceiro incontestável na manutenção deste blog, bem como apreciação e discurssões de casos de nosso interesse em ampla área de atuação.

Um comentário:

  1. Futura DRA.GABRIELA LUCENA!Quero lhe parabenizar pelo modo como aborda temas que parecem tão complexos, mas que de maneira peculiar você consegue transmitir conhecimento e domínio do assunto.Siga em frente, VOCE TEM FUTURO NA ÁREA. Prof.Dr.Emílio Lisboa

    ResponderExcluir